JARDINS

Construção de um Jardim

Os trabalhos incluem a preparação do terreno, colocação de terras, modelação, plantação de plantas de grande porte, instalação de drenagens, tubos condutores para cabos elétricos e sistema de rega enterrado. Também incluído nesta fase, está a colocação dos elementos decorativos, tais como fontes ou cascatas, pérgolas, gazebos, pavimentos em madeira, lancis e caminhos.

Após esta fase, o solo é melhorado com a adição de matéria orgânica e adubos para proporcionar um meio de crescimento adequado e equilibrado às espécies, procedendo-se de seguida às restantes plantações. Se existir relva, poderá ser semeada, plantada ou então utilizar tapetes de relva já pronta, sendo mantida até ao primeiro corte, momento em que passa a ser responsabilidade da equipa de manutenção escolhida.

Recuperação de um jardim

Dependendo do estado em que o seu jardim se encontre as soluções poderão ser diversas; feito o diagnóstico avançar-se-á em conformidade promovendo as ações necessárias como por exemplo: rebaixamento de sebes, poda de árvores de grande porte, abate e retirada de espécies decrépitas ou já mortas, reabilitação de um sistema de rega, introdução de rega, iluminação ou drenagem, criação de acessos ou passadiços, instalação de mobiliário de jardim.

Sistema de Rega e Drenagem

A aposta num eficaz sistema de rega traduz-se numa poupança económica e clima altamente rentável para o cliente. O conhecimento das espécies, sua disposição no terreno, meteorologia do local e disponibilidade de água são fatores determinantes para a execução de um sistema de rega eficaz e funcional, que evite perdas de água, faturas elevadas e a morte das plantas por excesso ou deficiência de água.

Após o levantamento destes fatores elaboramos um plano de rega conducente à instalação do sistema que melhor se adapta às necessidades. Estes sistemas podem ser totalmente autónomos ou controlados à distância, (através de um telemóvel, p.e.) fazendo uma gestão da rega em função das necessidades das plantas e das condições climatéricas.

Uma rede de drenagem permitir-nos-á retirar a água em excesso do jardim cujos danos se traduzem muitas vezes na morte das plantas ou na criação de zonas lamacentas e desconfortáveis. Simultaneamente a rede de drenagem poderá proporcionar o aproveitamento e reutilização das águas em excesso.